A 2ª Edição da Campanha “Cirurgia Plástica, Anestesiologia & Hospitais Solidários”, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Goiás (SBCP-GO), foi realizada entre os meses de setembro e início de dezembro de 2017 com um grande sucesso, que contou com apoio e divulgação da atriz global Letícia Spiller e ampla cobertura da imprensa goiana.
Trata-se de uma ação social e solidária que conta com a participação voluntária de cirurgiões plásticos, anestesiologistas, acadêmicos de medicina das Ligas de Cirurgia Plástica da Universidade Federal de Goiás e PUC-Goiás, assistentes sociais e equipe de apoio e com a indispensável cooperação de hospitais privados, que se unem para atender pacientes que necessitam de cirurgias plásticas reparadoras e não têm condições de arcar com os custos totais dos procedimentos.
As cirurgias começaram a ser feitas no final de outubro em hospitais da capital goiana. Foram operados aqueles que mais se enquadravam nos critérios da campanha, que tem foco exclusivo nas cirurgias reparadoras. Dentre as operações realizadas, estão procedimentos, como redução de mama, abdominoplastias “em avental”, reparadoras pós-bariátricas para a retirada de excesso de pele, correção de “orelhas de abano”, cicatrizes, sequelas de queimaduras, entre muitas outras.
Idealizada pelo presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza (ao centro), e lançada em maio do ano passado com o apoio da diretoria da Regional e dos cirurgiões Plásticos Goianos, a campanha alcançou números recordes em seu segundo ano consecutivo. Na primeira edição, cerca de 2 mil pessoas se inscreveram para participar da “Cirurgia Plástica, Anestesiologia & Hospitais Solidários”. Neste ano, o número de inscrições passou de 7 mil, incluindo adultos e crianças.
Essa união dos profissionais, que abrem mão de 100% de seus honorários, e dos hospitais, que cobram apenas o preço de custo dos procedimentos, vem permitindo que pacientes que aguardam há anos por atendimento possam ser operados pagando menos de 40% do preço normal da cirurgia. Em alguns casos, o atendimento é feito sem nenhum custo para o paciente, com a doação total também por parte dos hospitais privados.
O presidente da SBCP-GO agradeceu o apoio da diretoria da Regional e de todos os voluntários e ressaltou o caráter social da campanha. “É uma iniciativa, nesses moldes, pioneira, pois envolve os cirurgiões plásticos e os anestesistas que estão em consultórios particulares e atividades privadas e doam seu trabalho para fazer o bem a quem precisa”, disse, ressaltando que os serviços de cirurgia plástica dos hospitais públicos estão sabidamente saturados e, com a campanha, os médicos têm a oportunidade de ajudar a quem necessita de cirurgias reparadoras, mas não pode pagar pelo valor total do procedimento.