No dia 21 de setembro, a SBCP-GO promoveu mais um grande evento científico voltado para a atualização e o aperfeiçoamento profissional dos cirurgiões plásticos goianos. Os temas da imersão, que teve cerca de cinco horas de duração, foram as cirurgias de pálpebras e cirurgia íntima, um procedimento que vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios dos cirurgiões plásticos.
Na primeira parte da imersão, o cirurgião plástico Marcelo Soares abordou o tema “Cirurgia Íntima Feminina” e ressaltou que o procedimento vem sendo buscado por um público cada vez mais jovem. O número de cirurgias íntimas no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, saltou de pouco mais de 9 mil em 2011 para mais de 28 mil em 2017.
A procura pela cirurgia, segundo o médico, se dá em 30% dos casos por motivos estéticos, em 30% por razões funcionais e no restante, por ambos. Ele destacou a importância do planejamento da cirurgia e do bom esclarecimento das pacientes. Em seguida, a ginecologista e obstetra Clarissa Marini Japiassú abordou o uso do laser nas partes íntimas e afirmou que a terapia melhora a hidratação, a coloração e o tônus da área. “O laser tem demonstrado bons resultados na ninfoplastia”, disse.
Moderador da mesa, o ginecologista e obstetra Aldair Novato Silva, enfatizou que todo tratamento deve ter uma boa indicação. Segundo ele, o laser parece ser muito promissor, mas ainda carece de mais tempo para solidificar seus resultados.
Na segunda etapa da imersão, o cirurgião plástico Paulo Renato de Paula falou sobre a otimização de resultado em blefaroplastia e compartilhou suas experiências nesta cirurgia, ressaltando que ela tem indicações estéticas e funcionais, mas qualquer indicação só deve ser feita após um detalhado exame do paciente.
Apresentado pelo presidente da SBCP-GO, Sérgio Augusto da Conceição, como um dos maiores conhecedores e estudiosos da cirurgia órbito-palpebral, o cirurgião plástico Sérgio Lessa abordou o assunto e respondeu várias perguntas dos colegas que participavam da imersão. Essa mesa final foi moderada pelo ex-presidente da SBCP-GO, Carlos Alberto Calixto.
Com essa imersão, a SBCP-GO deu sequência às atividades científicas de 2019. Os participantes também puderam conhecer e saber mais sobre produtos e serviços oferecidos por empresas parcerias da SBCP-GO, que participaram de uma exposição no local da imersão.