A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) iniciou seu calendário de reuniões científicas de 2021 recebendo a cirurgiã plástica Alessandra Grassi Salles para uma palestra sobre o tema “Toxina botulínica no paciente com paralisia e espasmos faciais”. A apresentação foi realizada no dia 9 de março, no formato virtual, e com a participação de diretores, cerca de 50 sócios da SBCP-GO e convidados, dentre eles médicos dermatologistas e residentes de cirurgia plástica.
A secretária da SBCP-GO, Adriana Gondim do Amaral, abriu a reunião apresentando a palestrante e agradecendo a generosidade dela em compartilhar seu vasto conhecimento com os médicos goianos. Coordenadora do Grupo de Cirurgia Estética, Cosmiatria e Laser do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Alessandra Grassi Salles, ressaltou que desde o início do uso da toxina botulínica se interessou por pesquisar a aplicação do produto em casos de paralisia facial para o tratamento de assimetrias na face.
“A toxina botulínica não substitui o tratamento cirúrgico da paralisa facial, por isso, a avaliação cirúrgica é importante, mas a toxina pode ser usada em várias fases, melhorando a saúde e a qualidade de vida do pacientes”, ensinou. Segundo ela, é importante que o médico avalie e identifique os músculos a serem tratados, inclusive no lado são, e ajuste as doses de acordo com as necessidades do paciente. “A aplicação no lado são contribui também para a reabilitação do músculo paralisado”, afirmou.
O uso da toxina botulínica em casos de paralisia pós-ritidoplastia também foi abordada. “Feita no período e doses corretos, a aplicação consegue modular a paralisia e promover a recuperação do paciente”, disse.
A cirurgião enfatizou que os médicos devem estar bem atentos às queixas dos pacientes para a indicação do tratamento correto. Segundo ela, alguns podem se queixar de assimetria, mas o problema pode estar relacionado a outras causas e o tratamento mais indicado ser a reabilitação.