Todos os anos, milhares de pessoas em todo o mundo sofrem queimaduras por fogo, substâncias químicas, choque elétrico e até contato com frutas, como o limão. No Brasil, os acidentes com queimaduras são um grave problema de saúde pública, que atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), cerca de 70% dos casos acontecem em casa, muitos deles são fatais ou deixam sequelas irreversíveis.
Mas, a maioria poderia ser facilmente evitada e para alertar a população sobre essa prevenção é realizada neste mês a campanha Junho Laranja.
A campanha visa aumentar a conscientização sobre os riscos comuns enfrentados em ambientes domésticos, locais de trabalho e em situações cotidianas, e oferecer orientações sobre como agir de forma segura.
Presidente da SBCP-GO, Fabiano Calixto Fortes de Arruda, destaca que a prevenção é a chave para evitar queimaduras e os traumas físicos e emocionais associados a elas. “Com a campanha Junho Laranja, queremos orientar as pessoas a se protegerem e a protegem as pessoas próximas”, diz.
Ação
Uma das ações educativas da campanha Junho Laranja acontecerá neste sábado, 8, no Studio Velocity, parceiro da SBCP-GO nesta campanha. O evento vai unir esporte (aula de ciclismo) e informações para orientar as pessoas sobre cuidados essenciais para prevenir queimaduras e como agir diante destes acidentes.
Saiba mais
08/06/24 (sábado)
8 horas – Aula de ciclismo
Studio Velocity – Rua 147, Qd. 65 – Lote 17 – St. Marista