No dia 16 de março, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) promoveu sua segunda aula online sobre Cosmiatria, especificamente sobre o protocolo AB Face Technique. A palestrante foi a médica Cristina Graneiro, que atua em cosmiatria há 18 anos, speaker da USK.
Ela iniciou a apresentação ressaltando que essa técnica, de rejuvenescimento e embelezamento, é uma opção além da cirurgia plástica neste momento de pandemia, em que pacientes têm receio de procurar os hospitais. “Neste momento de pandemia, quando muitos pacientes querem estar bem, mas não querem se submeter a uma cirurgia, a cosmiatria surge como importante coadjuvante. Cirurgia e cosmiatria podem andar juntas”, disse.
A médica mostrou a linha do tempo da evolução das técnicas de rejuvenescimento, desde a descoberta do uso estético da toxina botulínica, em 1995; passando pelo início dos preenchimentos com ácido hialurônico, em 2002; até a chegada do produto HArmonyCa no Brasil, em 2020, que é a base para o AB Face.
O HArmonyCa é um produto injetável que associa ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio na mesma seringa para o tratamento estético facial com a finalidade de proporcionar volume, firmeza e rejuvenescimento ao rosto, além de estimular produção endógena de colágeno.
Contudo, ela afirmou que esse recurso não substitui a cirurgia e muitas pacientes podem necessitar do procedimento mais invasivo em determinado momento. “Mas, é importante a cosmiatria ser abraçada por profissionais sérios para que possam fazer a diferença para a ciência e para a população”, afirmou.
Explicou ainda as formas de analisar os rostos das pacientes, modos de aplicação e medidas de segurança, além das condutas para a reestruturação da face e refinamento dos traços. Por fim, ela ressaltou a importância de descrever cada fase do tratamento para o paciente.
“Você deve falar que naquela sessão será tratado o olhar cansado. Já na outra, será o contorno da face e assim em diante. Tem ainda a dica de, na primeira sessão, tratar a principal queixa do paciente, para que ele fique esclarecido, mas também satisfeito”.