Previsto inicialmente para entrar em vigor em 1º de dezembro deste ano, o reajuste dos honorários de anestesia para cirurgia plástica foi adiado para 1º de fevereiro de 2021. O adiamento atendeu a uma solicitação apresentada na segunda-feira, 16 de novembro, pela diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) a representantes do CEA, Clínica de Anestesia e Equipe de Anestesia.
Durante a reunião virtual que debateu o assunto com os anestesiologistas Afonso Carvalho, Luís Gustavo Alves, Gustavo Pultrini, e Devanir Silva, o presidente da SBCP-GO, Orlando de Oliveira Neto, a secretária Adriana Gondim do Amaral, o tesoureiro Marcelo Prado, representantes da Comissão de Honorários Médicos e membros da SBCP-GO argumentaram que os cirurgiões plásticos não têm condições de arcar com o reajuste neste momento, pois muitos já estão com as cirurgias de dezembro agendadas e os orçamentos já foram repassados aos pacientes.
Orlando de Oliveira Neto explicou que a maioria dos cirurgiões plásticos está há anos com seus honorários congelados e muitos até tiveram que reduzir alguns valores devido à grande concorrência com outras especialidades e profissionais de outras áreas. Os cirurgiões, segundo ele, também enfrentam um momento atípico de crise devido aos impactos da suspensão das cirurgias nos primeiros meses de pandemia.
“Não temos como pagar esses novos valores já em dezembro”, afirmou a secretária Adriana Gondim do Amaral. Após cerca de duas horas de reunião, foi aprovado o adiamento do reajuste de cerca de 20%, calculado com base no IGPM acumulado.
Outros temas abordados na reunião voltarão a ser debatidos em novos encontros entre a diretoria da SBCP-GO e representantes dos anestesiologistas. Dentre os temas já propostos estão a definição do índice usado para o cálculo do reajuste dos honorários dos anestesistas, a diferença de tabelas entre hospitais, a isonomia com valores cobrados de outras especialidades médicas e a revisão dos honorários de cirurgias a laser e do período para nova cobrança em casos de refinamento.