Cirurgia de Queixo

Mentoplastia

Também conhecida como mentoplastia, é um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes (aumento) ou o próprio osso por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento. 

O QUE É A CIRURGIA DO QUEIXO?

Esta cirurgia ajuda a proporcionar equilíbrio harmonioso de suas características faciais para que se sinta melhor com a sua aparência. Muitas vezes o cirurgião plástico pode recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto porque o tamanho do queixo pode aumentar ou diminuir o tamanho percebido do nariz.

REPARAÇÃO DA FISSURA DE LÁBIO E DE PALATO LIFTING

Desenvolvimento anormal

A reparação do lábio leporino e da fenda palatina é um tipo de cirurgia plástica para corrigir o desenvolvimento anormal, visando restaurar a função e deixar a aparência mais próxima do normal.

Lábio leporino e fenda palatina estão entre as malformações congênitas mais comuns que afetam as crianças. A formação incompleta do lábio superior (fissura) ou do teto da boca (palato) pode ocorrer individualmente ou em conjunto. As condições podem variar em termos de gravidade, podendo incluir um ou ambos os lados da face.
A fenda ou separação do lábio superior e/ou o céu da boca ocorre muito precocemente no desenvolvimento do feto. Durante o desenvolvimento fetal, alguns componentes do lábio superior e do céu da boca não se formam normalmente. A maioria das fendas pode ser reparada através de técnicas especializadas de cirurgia plástica, melhorando a capacidade da criança de comer, falar, ouvir e respirar.

UMA EQUIPE DE ESPECIALISTAS PODE AJUDAR

Intervenção precoce por uma equipe de especialistas é essencial em fissura de lábio e/ou reparação da fenda palatina. A equipe pode trabalhar em conjunto para definir o planejamento do tratamento, incluindo o procedimento cirúrgico, a reabilitação fonoaudiológica e a restauração dental. Estas equipes são multiprofissionais e geralmente contam com:
• Cirurgião plástico;
• Pediatra;
• Odontopediatra;
• Otorrinolaringologista;
• Fonoaudiólogo;
• Consultor Genético;
• Assistente Social.

MAIS QUE UMA CIRURGIA ESTÉTICA

Cirurgia para reparar uma fissura de qualquer tipo é um procedimento individualizado que tem o propósito de não só tratar a imperfeição, mas também de garantir que as estruturas orais tenham função e se desenvolvam normalmente. Reparação do lábio leporino, também chamada de queiloplastia, inclui a reconstrução de um aspecto mais normal, ou seja:

• O fechamento da fenda resulta numa cicatriz localizada na estrutura normal do lábio superior;
• Formação de um arco do cupido (a curva no centro do lábio superior);
• Considerações sobre a distância adequada entre o lábio superior e o nariz.

Devido ao palato criar o assoalho da cavidade nasal, considerações sobre a reparação da fenda palatina englobam:
• Desenvolvimento, função, crescimento e fala normais;
• Melhor relação do palato com o canal auditivo e a audição;
• Desenvolvimento dos dentes e da mandíbula de forma alinhada.

Onde a fenda também afeta a forma do nariz, procedimentos adicionais podem ser recomendados para:
• Atingir a simetria entre as narinas;
• Criar comprimento adequado da columela (tecido que separa as narinas);
• Aumentar o ângulo da ponta do nariz, para evitar uma ponta nasal achatada ou caída.

QUANDO OPERAR?

A hora de operar dependerá das circunstâncias individuais de seu filho. A reparação do lábio leporino é realizada quando a criança tem, pelo menos, 10 semanas de idade, 4,5kg de peso e hemoglobina (ou contagem de sangue) de pelo menos 10. Reparos da fenda palatina geralmente são feitos quando a criança é um pouco mais velha, de 9 a 18 meses de idade. A reparação da fissura pode ser postergada de forma a tratar outras patologias que podem por em risco a vida tais como patologias cardíacas ou pulmonares.

O QUE SABER ANTES DE SE SUBMETER À CIRURGIA

O sucesso e a segurança do procedimento começam com a consulta com o cirurgião plástico e depende muito da sua sinceridade.

ESTEJA PREPARADO PARA DISCUTIR

• Opções disponíveis para fissura de lábio e/ou reparo da fenda palatina;
• Prováveis resultados da cirurgia, riscos potenciais e complicações associadas ao procedimento;
• O planejamento do tratamento.

Seja sincero sobre suas preocupações. O sucesso e a segurança do procedimento requerem que você:
• Compartilhe suas preocupações;
• Descreva o histórico de saúde de seu filho de forma rigorosa, incluindo os medicamentos atuais, vitaminas e medicações naturais;
• Comprometa-se em seguir precisamente todas as orientações do cirurgião plástico.

RISCOS E INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e o cirurgião plástico irá lhe explicar os benefícios, metas e riscos potenciais ou complicações. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar em detalhes os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento, as alternativas e os riscos mais prováveis ou potenciais complicações.

POSSÍVEIS RISCOS DA CIRURGIA

• Sangramento (hematoma);
• Infecção;
• Má cicatrização das incisões;
• Cicatrização irregular dos tecidos, incluindo contratura;
• Irregularidades residuais e assimetrias;
• Riscos anestésicos;
• Alergias à fita, a sutura, a materiais, a colas, a produtos derivados do sangue, a medicações tópicas ou injetáveis;
• Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões, podendo ser de forma temporária ou permanente;
• Possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque).

FAÇA PERGUNTAS

É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com os resultados esperados para o seu filho ou estresse pré-operatório. Discuta estes sentimentos com o cirurgião plástico

PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA

Previamente à cirurgia, o cirurgião plástico irá discutir com você:
• Considerações pré-cirúrgicas, exames diagnósticos e medicamentos;
• Instruções para o dia da cirurgia (tempo de jejum, medicações, banho);
• Informações específicas relacionadas à anestesia;
• Cuidados pós-operatórios e de acompanhamento.

O cirurgião plástico irá discutir também onde o procedimento do seu filho vai ser realizado. Geralmente é realizado em ambiente hospitalar.

Previamente à cirurgia: Em alguns casos a criança pode receber um dispositivo intra-oral para usar antes do reparo do lábio leporino, tendo por objetivo ajudar na alimentação e manter o arco do lábio antes da cirurgia.

ETAPAS DO PROCEDIMENTO

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o conforto do seu filho durante os procedimentos cirúrgicos. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para o seu filho.

Etapa 2 – Incisão

O objetivo da cirurgia de fissura é fechar o defeito do lábio e fornecer estrutura, função e aparência do lábio superior mais normal. As incisões são feitas em ambos os lados da fenda para criar os retalhos de tecido que são desenhados e unidos para fechar a fenda. A reparação de uma fissura de palato exige cuidadoso reposicionamento dos tecidos e músculos para fechar a fenda e reconstruir o céu da boca. As incisões são feitas de ambos os lados da fenda, os retalhos são usados para reposicionar o músculo e os componentes duros e moles do palato. A reparação é então suturada geralmente na linha média do céu da boca, proporcionando comprimento suficiente do palato para permitir a alimentação normal, desenvolvimento da fala e crescimento contínuo ao longo da vida.

Etapa 3 – Fechando as incisões

As incisões de fissura de lábio e palato podem ser fechadas com suturas removíveis ou absorvíveis.

Observação: É importante entender que, enquanto a fenda pode ser reparada cirurgicamente em um procedimento de cirurgia plástica simples, o tratamento de uma criança que nasceu com fissura continua pela adolescência e por vezes até mesmo na idade adulta. À medida que a criança cresce, novos procedimentos para melhorar a função e a aparência podem ser necessários.

Etapa 4 – Resultados

As cicatrizes resultantes são geralmente posicionadas nos contornos normais do lábio superior e do nariz. Com o tempo tendem a ficar mais discretas.

RECUPERAÇÃO E RESULTADOS

Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser colocados em incisões fora da boca do seu filho.

VOCÊ RECEBERÁ INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS, PODENDO INCLUIR

Como cuidar do local da cirurgia após o procedimento, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o risco de infecção, preocupações específicas com a saúde geral de seu filhoe quando será a consulta de retorno.

O cirurgião plástico ou os assistentes irão instrui-lo sobre a alimentação de seu filho, bem como quaisquer restrições ou instruções de atividades especiais.
Não se surpreenda se limitações forem colocadas no braço de seu filho durante a recuperação. Tais limitações irão impedi-lo de ferir o local da cirurgia. As limitações podem ser removidas várias vezes durante o dia, desde que seu filho seja supervisionado e impedido de tocar no local da cirurgia ou chupar o polegar.
A inquietação de seu filho pode ser controlada com medicação para dor. Se necessário, as suturas serão removidas após a cirurgia. A cicatrização continuará ao longo de várias semanas e o inchaço diminuirá.
Após a cirurgia, a proteção contra o sol é essencial para evitar a formação de cicatrizes irregulares.

RESULTADOS E PERSPECTIVAS

O resultado fará grande diferença na qualidade de vida, na capacidade de respirar, de comer e de falar. No entanto, procedimentos secundários podem ser necessários por razões funcionais ou de aperfeiçoamento. Mesmo que as cicatrizes de reparo do lábio leporino sejam geralmente localizadas dentro dos contornos normais do rosto, será sempre visível.

QUAL O CUSTO DA CIRURGIA?

O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar de acordo com a sua experiência e o tipo de procedimento realizado.

O CUSTO PODE INCLUIR

• Honorário do cirurgião;
• Custos hospitalares e de centro cirúrgico;
• Honorários do anestesista;
• Medicamentos prescritos;
• Exames médicos.

SUA SATISFAÇÃO VALE MAIS QUE OS CUSTOS DA CIRURGIA

Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

GLOSSÁRIO

• Canal auditivo: Passagem do ouvido.
• Queiloplastia: Cirurgia de reparação de fissura labial.
• Lábio leporino: Formação incompleta do lábio superior.
• Fenda palatina: Formação incompleta do céu da boca.
• Fissura: A separação do lábio superior e/ou céu da boca.
• Columela: Tecido que separa as narinas.
• Contratura: Cicatriz que traciona tecidos vizinhos, potencial complicação da cirurgia palatina.
• Anestesia geral: Drogas e/ou gases utilizados durante a cirurgia para aliviar a dor e diminuir a consciência.
• Hemoglobina: Contagem de células sanguíneas no hemograma.
• Sedação intravenosa: Sedativos administrados por injeção na veia para ajudar a relaxar.
• Obturador: Dispositivo intrabucal que seu filho pode usar antes do reparo do lábio leporino, ajudando na alimentação e mantendo o arco do lábio antes da cirurgia.

FAÇA PERGUNTAS AO CIRURGIÃO PLÁSTICO

Use esta lista como um guia durante a consulta
• Você é especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
• Você foi treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
• Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica você teve?
• A instalação da sala de procedimento em seu consultório é autorizada pela Vigilância Sanitária de sua cidade?
• Sou um bom candidato a este procedimento?
• O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos?
• Onde e como será realizado o procedimento?
• Qual técnica cirúrgica é recomendada para o meu caso?
• Quanto tempo de recuperação posso esperar, e que tipo de ajuda vou precisar durante minha recuperação?
• Quais são os riscos e as complicações associados ao meu procedimento?
• Como são tratadas as complicações?