O presidente da SBCP-GO, Sérgio Augusto da Conceição, e o secretário Leonardo Rodrigues da Cunha, reuniram-se, no dia 6 de fevereiro, com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis. Essa foi a primeira de uma série de reuniões que o Conselho fará com as sociedades de especialidades médicas e abordou temas relacionados à cirurgia plástica, como a atuação de não especialistas e de outros profissionais na área do cirurgião plástico.
Eles também abordaram o combate às irregularidades na divulgação de assuntos médicos, principalmente em redes sociais e grupos de whatsapp, inclusive por cirurgiões plásticos. Os representantes da SBCP-GO cobraram maior celeridade do Cremego na apuração dessas denúncias encaminhadas pela Sociedade.
Leonardo Mariano Reis disse que o Cremego tem agido de forma rápida e respeitando os prazos legais para a defesa dos denunciados, mas garantiu que vai dar maior agilidade a essas apurações. O combate ao exercício ilegal da medicina, segundo o presidente do Cremego, também terá uma atenção especial com a atuação conjunta do Conselho e da SBCP-GO. Ele reiterou que as denúncias devem ser encaminhadas ao Conselho, que já tem um canal direto de comunicação com a Polícia Civil para o recebimento destes casos.
A participação da SBCP-GO na Câmara Técnica de Cirurgia Plástica e na recém-criada Câmara Técnica de Direito Médico do Cremego, que será instalada na segunda-feira (19), também deve fortalecer a defesa da especialidade em Goiás.
Antes da reunião no Conselho, o presidente da SBCP-GO participou de uma videoreunião com o presidente da SBCP, Niveo Steffen, e demais presidentes das regionais. Foi aprovada a elaboração de um fluxograma visando agilizar o encaminhamento de denúncias contra não especialistas e não médicos que atuam na área da cirurgia plástica. Esse fluxograma em breve será divulgado.
O presidente da SBCP-GO orienta os cirurgiões plásticos a continuarem encaminhando à Sociedade todas as denúncias de irregularidades no exercício da especialidade, inclusive divulgações em redes sociais. Essas denúncias serão repassadas ao Cremego e à SBCP.