A realização de cirurgias eletivas, principalmente as cirurgias plásticas, neste período de pandemia, foi debatida na live promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Regional Goiás (SBCP/GO) no dia 26 de maio. O presidente Orlando de Oliveira Neto e os cirurgiões plásticos Luiz Humberto Garcia de Souza, Marcelo Soares e Sylverson Porto Rassi abordaram o assunto com o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal.
Orlando de Oliveira Neto abriu a apresentação destacando a importância da observação das normas de segurança e de aspectos jurídicos e legais na retomada das cirurgias eletivas. Suspensos em março, esses procedimentos começaram a ser retomados em Goiás a partir da terceira semana de abril após a publicação de um novo decreto do Governo Estado e de recomendações de órgãos, como a SCBP e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego).
Sylverson Porto Rassi falou sobre protocolos adotados pelo Hospital Premium para minimizar riscos de cirurgias neste período de pandemia. Ele ressaltou que foram adotadas vários medidas de segurança, como fluxos específicos de atendimento, oferta de álcool em gel, distância entre pacientes, proibição de visitas, uso de máscaras e a realização de testes rápidos quando necessário. Tudo sem abrir mão de outros protocolos já implantados, como o de cirurgia segura.
Raul Canal alertou sobre cuidados com a realização de testes rápidos, observando que o exame deixou de ser exigido para a cobertura de cirurgias seguras pela Anadem, mas a solicitação fica a critério do médico. Ele falou também sobre a eficácia de protocolos adotados agora e orientou os médicos a darem continuidade à aplicação dessas medidas após a pandemia.
Se você não conseguiu acompanhar a live, acesse e confira: https://liveanadem.medicineeventos.com.br