SBCP-GO reuniu nomes nacionais e internacionais que são referências na cirurgia de rinoplastia
“O que há de novo na rinoplastia”. Esse foi o tema do debate de ideias realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) no dia 27 de maio, no Clarion Hotel, em Goiânia. O encontro contou com as participações de médicos residentes e cirurgiões plásticos de Goiânia e do interior, que puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre esse tipo de cirurgia.
Na abertura, a presidente da SBCP-GO, Dra. Raquel Eckert Montandon, deu as boas-vindas ao público e aos palestrantes e afirmou que o evento – a primeira jornada da SBCP-GO em 2023 – visava a promoção de uma interação maior entre os especialistas, sua atualização científica e, consequentemente, o fortalecimento da cirurgia plástica em Goiás.
“A nossa credibilidade profissional não se constrói com mídias sociais exuberantes ou tentativas jurídicas de reserva de mercado. A nossa credibilidade se constrói com trabalho de qualidade e responsabilidade. Por isso, a luta contra os invasores da nossa especialidade é feita quando somos melhores do que eles”, afirmou.
O regente do Capítulo de Rinologia da SBCP, Dr. Carlos Inácio Coelho de Almeida, acrescentou que um evento focado em rinoplastia é fundamental, pois essa é uma das cirurgias mais complexas e desafiadoras da especialidade. “E ela também é cheia de fascínio”, disse.
“A rinoplastia é uma cirurgia que tem uma demanda muito grande, pois traz ajustes pessoais de autoestima. Afinal, o nariz está na posição central da face e a cirurgia estética de nariz assume uma importância muito grande na nossa sociedade”, acrescentou Carlos Inácio.
Dr. José Carlos Ronche Ferreira foi o responsável por esclarecer alguns pontos a respeito da estrutura nasal. Em sua apresentação, ele explicou sobre a contração cicatricial, enxertos estruturais, manutenção dos ligamentos e mais aspectos que influenciam no resultado do procedimento. “A rinoplastia tem que ser estética e funcional. Cuidado com infecções que destroem carreiras. Elas eram muito raras e se tornaram mais comuns pós-pandemia, talvez pelo uso de máscaras”, alertou.
Representante de Goiás entre os palestrantes, Dr. Dhyego Molinari Di Castro Curado observou ser “muito bom ver a Sociedade sendo proativa em eventos como esse e uma honra poder compartilhar experiências com especialistas tão importantes”. Ele abordou temas, como preservação de dorso nasal e estratégias na ponta nasal na rinoplastia brasileira.
A programação da jornada contou ainda com a participação remota do médico norte-americano Dr. Jason Roostaeian, de Los Angeles (EUA). Nesta interação inédita em eventos anteriores, o autor de mais de 50 artigos sobre a especialidade falou sobre enxertos de extensão septal.
Os participantes puderam ainda conferir a exposição de produtos relacionados à cirurgia plástica e assistir a palestras sobre incompetências valvulares do nariz, cirurgia preservadora, infecções em rinoplastia e vários outros assuntos, e esclarecer dúvidas com os especialistas que são uma referência em rinoplastia. Os debates foram moderados pelos médicos Dr. Sinval Silveira e Dr. Fabiano Calixto Fortes de Almeida, secretário SBCP-GO.
A presidente da SBCP-GO agradeceu a participação dos cirurgiões plásticos nas cerca de seis horas de apresentações e debates e fez um alerta para que os colegas evitem a “síndrome pós-congresso”, que engloba querer aplicar imediatamente todo o conhecimento adquirido em eventos. “Estudem mais, assistam a cirurgias, se prepararem bem para aplicar as técnicas apresentadas”, disse.