Um grande evento realizado em Goiânia (GO), no dia 24 de fevereiro, e voltado para a atualização profissional dos cirurgiões plásticos goianos marcou a abertura das ações técnico-científicas da SBCP-GO em 2018. Os cirurgiões plásticos Enzo Citarela, do Rio de Janeiro, e Vera Cardim, de São Paulo, foram convidados para falar sobre cirurgia plástica da face.
“Nós falamos sobre face, mais precisamente do terço superior, o médio e a parte inferior, não somente sobre o tratamento com videoendoscopia, mas também o tratamento aberto”, esclareceu o presidente da SBCP-GO. Sérgio Augusto ressaltou que os palestrantes convidados são profissionais conceituados na área e com vasta experiência neste tipo de cirurgia.
Vera Cardim falou sobre as “Táticas de Descolamento e Vetores de Tração no Terço Médio e Inferior da Face”. “Meu objetivo foi apresentar uma visão do cirurgião craniofacial a respeito deste tema”, observou. Ela explicou que a cirurgia craniofacial é considerada uma área puramente reconstrutiva, mas que proporciona muitas ferramentas de entendimento dos processos de envelhecimento e do que fazer em relação à volumetria da face.
A segunda palestra foi ministrada por Enzo Citarella, que falou sobre o tema “FullFace – Táticas de Descolamento e Vetores de Tração”, técnica usada para o rejuvenescimento facial da região frontal e terço médio da face. Ele informou que neste procedimento é usada a videoendoscopia, que por meio de pequenas incisões permite ao cirurgião elevar e reposicionar os tecidos. “A principal vantagem desta técnica é a possibilidade de fazer incisões menores e o paciente poder retornar para casa no mesmo dia”, pontuou Enzo Citarella, que no dia anterior integrou a equipe goiana que operou a face de uma paciente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O presidente da SBCP-GO explicou que a programação científica da Sociedade para 2018 foi definida pela diretoria juntamente com a comissão científica e inclui aspectos, como o reforço da especialidade do ponto de vista jurídico. “Pretendemos buscar um alinhamento de conduta entre o poder judiciário e a cirurgia plástica, mostrando a eles a importância que a cirurgia plástica tem para a sociedade”, disse.