Sociedade deu as boas-vindas a novos quatro especialistas e reafirmou a importância da Residência Médica na formação dos médicos
A jornada de 12 anos de estudo para se formar como cirurgião plástico, repleta de dedicação e trabalho, merece ser celebrada. Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) realizou uma cerimônia de homenagem aos médicos residentes formandos na especialidade.
Durante o evento, realizado na noite da segunda-feira (17), na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), foram recepcionados os novos especialistas egressos da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG).
O presidente da SBCP-GO, Fabiano Calixto Fortes de Arruda, destacou a importância da Residência Médica. A formação, segundo ele, é essencial para o ingresso no mercado com boa capacitação, assim como condutas médicas baseadas na ética e responsabilidade. “São valores que regulam os caminhos mais coerentes e corretos para cuidar do paciente”, ressaltou.
A Sociedade preza por esses profissionais. “Valorizamos os novos colegas especialistas, para que sigam conosco, dentro dos princípios éticos adequados para manter os padrões de excelência que o Brasil tem na área”, acrescentou.
Família
O chefe do serviço de Cirurgia Plástica do HGG, Sérgio Conceição, também prestigiou o evento e demonstrou orgulho ao ver seus alunos formados. “É uma grande responsabilidade participar da formação desses residentes desde o início, de forma prática e teórica. Hoje, temos ex-residentes que passaram pelo HGG e operam com extrema qualidade”.
Para Gheisa Leão, chefe da Cirurgia Plástica da Santa Casa, os residentes se tornam como uma família. “Temos mais de 20 anos formando especialistas e sabemos que eles saem preparados. Porém, são nossos eternos alunos, como parte da família”, afirmou ela, enfatizando que a instituição permanece sempre ao lado dos egressos.
Valorização
O Cremego também se colocou à disposição dos novos cirurgiões. A presidente do Conselho, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, mencionou a importância da educação continuada e como a autarquia promove cursos e treinamentos para todos os médicos. “As mudanças e evoluções não param na medicina. Continuem estudando, pois um bom médico é aquele que aprende constantemente”, aconselhou.
Pedro Inácio Oliveira Lopes, que concluiu a residência na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, agradeceu o apoio da SBCP-GO e do Cremego na formatura, o que reflete a importância da especialização. “A presença de todos valoriza os médicos qualificados, com RQE, especialistas que vão proporcionar o melhor à sociedade”, disse.
A SBCP-GO dá as boas-vindas aos novos cirurgiões plásticos e deseja felicidades a todos na jornada nesta nobre especialidade!
Parabéns!!!
Douglas Matheus Correia Silveira (HC)
Pedro Inácio Oliveira Lopes (Santa Casa de Misericórdia de Goiânia)
Renan Miranda Santana (HGG)
Whaine Morais Arantes Filho (HGG)