Durante todo o mês de outubro, mais de 50 mulheres que tiveram câncer de mama e necessitam de cirurgias plásticas reconstrutoras estarão sendo operadas sem custos em mais uma edição do Mutirão de Reconstrução de Mamas – Outubro Rosa promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO). A campanha faz parte da programação organizada pela SBCP-GO para celebrar esse movimento mundial de prevenção e combate ao câncer de mama – o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma – e está atendendo pacientes que já aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas cirurgias.
O Mutirão de Reconstrução de Mamas – Outubro Rosa, uma das grandes ações sociais e solidárias da SBCP-GO, acontece em hospitais públicos e privados. O Dia D da campanha aconteceu em 5 de outubro, no Hospital Estadual de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG). Apenas no HGG, foram operadas 33 pacientes, sendo 13 delas neste Dia D.
Uma das pacientes atendidas no Dia D da campanha tem 69 anos e perdeu a mama direita no tratamento de um câncer diagnosticado em 2012. Já curada, ela comemorou a oportunidade de passar pela cirurgia de reconstituição. “Será um resgate da minha autoestima e sei que vou me sentir melhor e mais bonita após a operação”, afirmou.
No Hospital de Câncer Araújo, a campanha foi realizada no dia 24 de outubro, beneficiando dez mulheres que passaram por mastectomia. Um grupo formado por 11 cirurgiões plásticos e médicos residentes de cirurgia plástica, além de uma equipe multidisciplinar, trabalhou durante todo o dia na campanha, que acontece há vários anos e busca melhorar aspectos funcionais e a autoestima de pacientes que necessitam da operação.
Presidente da SBCP-GO, Sérgio Augusto da Conceição, destacou a importância da campanha para as pacientes e para os voluntários. “Para a SBCP-GO e os médicos voluntários é uma grande alegria poder ajudar essas pacientes”, disse, ressaltando que a campanha também ajuda a divulgar os serviços de cirurgia plástica de hospitais públicos que oferecem esse atendimento durante todo o ano.