A retomada dos eventos presenciais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) aconteceu na sexta-feira, 27 de agosto, com a participação expressiva dos cirurgiões plásticos goianos e uma grande aula teórica e prática ministrada por um dos maiores especialista do País em procedimentos estéticos: o cirurgião plástico Ricardo Boggio.
Falando para um público formado por cerca de 50 médicos especialistas, reunidos no Castro´s Park Hotel, Boggio apresentou técnicas e produtos usados para preenchimento, bioestimulação e volumização da face e abordou as indicações e contraindicações de cada procedimento.
A rinomodelação foi outro tema abordado pelo palestrante, que apresentou casos, esclareceu dúvidas do público e enfatizou que esses procedimentos na área da cosmiatria podem complementar as cirurgias plásticas e oferecer melhores resultados aos pacientes.
“Hoje, os tratamentos são panfaciais, envolvendo várias áreas da face e diferentes produtos”, disse Boggio. Segundo ele, é essencial que o médico conheça bem a anatomia da face para a indicação e a realização dos procedimentos.
Boggio chamou a atenção dos colegas para aspectos que precisam ser bem observados antes da opção por procedimentos, como a bichectomia. De acordo com ele, quando não segue a indicação correta, o que vem ocorrendo principalmente por não médicos, a bichectomia pode levar a uma “esqueletização” da face.
Após a aula teórica, o médico seguiu para o Hospital Premium, onde realizou três procedimentos com transmissão ao vivo para o hotel e a explicação de todas as etapas. O ideal antes de uma cirurgia, de acordo com ele, é cuidar da pele. “Então, o mais indicado é começar com um bioestimulador, mas o paciente deve ser esclarecido que esse procedimento não tem um resultado imediato”, afirmou.
O presidente da SBCP-GO, Orlando de Oliveira Neto, e a secretária Adriana Gondim do Amaral, ressaltaram que a aula foi um evento histórico, que marcou não somente a retomada das atividades presenciais da Sociedade, que estavam suspensas desde o início da pandemia em março de 2020, mas uma grande chance de atualização de conhecimentos pelos cirurgiões plásticos. Eles agradeceram a todos os cirurgiões plásticos que compareceram ao evento e ao palestrante.