Dando sequência à série de aulas iniciada em março sobre cosmiatria, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) recebeu, no dia 5 de março, o cirurgião plástico, mestre e doutor pela Universidade Federal de Goiás, Sylverson Porto Rassi. Na aula virtual, que contou com a participação de cirurgiões plásticos e dermatologistas, ele falou sobre indicações, tratamentos e resultados do uso da toxina botulínica, bioestimuladores, skin boosters (ácido hialurônico de hidratação injetável) e preenchedores.
Speaker da Galderma, Sylverson Porto Rassi ressaltou as indicações de cada tipo de produto, enfatizando que antes da escolha é preciso analisar a face do paciente, avaliar suas necessidades e expectativas e planejar o tratamento, inclusive, associado técnicas quando indicado. Conhecer bem o produto a ser usado é muito importante para a correta indicação.
Segundo o palestrante, o médico, por sua formação acadêmica, tem todas as condições de diagnosticar com mais precisão o que o paciente precisa, pois conhece a estrutura da face e sabe avaliar, por exemplo, como se dá a perda de volume e de sustentação. “No preenchimento, por exemplo, devido à grande vascularização da face, o conhecimento da anatomia é fundamental para prevenir falhas”, disse.
Além do uso em tratamentos voltados para o rejuvenescimento facial e para melhorar a qualidade, sustentação e firmeza da pele, a toxina botulínica, bioestimuladores, skin boosters e preenchedores podem ser usados também para complementar e prolongar resultados de cirurgias plásticas.
O palestrante falou também sobre tratamentos corporais e o uso de produtos para melhorar pequenas imperfeições na pele, como cicatrizes de acne. “Esses produtos têm um leque muito grande para uso”, afirmou, ressaltando que os médicos devem avaliar bem o paciente e pensar nestes quatro recursos, analisando qual ou quais podem ser usados no tratamento.
O presidente Orlando de Oliveira Neto e a secretária da SBCP-GO, Adriana Gondim do Amaral, parabenizaram o palestrante pela aula que contribuiu para enriquecer o conhecimento dos cirurgiões plásticos na área da cosmiatria, ampliando o arsenal que esses profissionais colocam à disposição de seus pacientes. O tema será abordado em outros cursos a serem promovidos pela SBCP-GO.